Como um laboratório de diagnósticos pode se destacar dos concorrentes

Como um laboratório de diagnósticos pode se destacar dos concorrentes

Se destacar dos concorrentes é o grande desafio para os laboratórios de diagnósticos do país, principalmente quando estes possuem poucos recursos para se desenvolver e crescer em um mercado extremamente competitivo.

Mas quem disse que é impossível criar vantagens competitivas e tornar sua marca reconhecida?

Pois bem, não é cruzando os braços esperando um milagre acontecer que vai fazer com que seu laboratório ganhe notoriedade e fique no topo da lista na preferência do público. Essa construção exige tempo, dedicação e uma dose extra de perseverança.

Saiba como um laboratório de diagnósticos pode se destacar da concorrência:
Surpreenda seu cliente

Não é difícil imaginar que a qualidade dos serviços prestados pode ser um diferencial importante de um laboratório, mas poucos são os gestores que se preocupam verdadeiramente com isso.

Imagine um laboratório onde o cliente se depara com um espaço agradável, limpo, onde o tempo de espera na fila é curto e os atendentes esbanjam boa vontade e simpatia?

E no caso do paciente diabético ou hipertenso (por exemplo), que bom seria para o mesmo ter seu desjejum adaptado a sua condição de saúde, não é mesmo?

Um laboratório diagnóstico que mantém o histórico do paciente sempre atualizado, consegue definir bem seus processos e se destacar no mercado. Afinal, quem não optaria por um laboratório que presa pela qualidade e personalização de seus serviços?

Se diferencie sem perder a qualidade

Não adianta oferecer serviços adicionais se seu laboratório não estiver suficientemente preparado para atender a demanda. É muito importante focar apenas em serviços que o laboratório pode executar com excelência!

A coleta domiciliar é um excelente exemplo: que diferencial você vai ter em oferecer esse serviço ao paciente se seus carros são visivelmente velhos ou mal cuidados? 

E se os seus funcionários não estiverem preparados para levar o mesmo padrão de atendimento à casa das pessoas? Complicado, não?

Nesse caso, é bem provável que seus pacientes fujam do seu laboratório e vão atrás de concorrentes que executam melhor esse tipo de serviço.

Portanto, só faça se tiver plena certeza de que vai ser uma boa experiência para o cliente!

Monte uma equipe que faça a diferença

Muito bem, seu laboratório possui profissionais sorridentes e simpáticos, excelente! Mas eles possuem habilidades para lidar com imprevistos? Estão preparados para enfrentar pacientes difíceis?

Talvez você nunca tenha parado para pensar, se o seu laboratório atende desde crianças até idosos, o quão complicado é ter que lidar diariamente com pessoas de diferentes faixas etárias e temperamentos.

Por isso é essencial fornecer um treinamento e cursos para os funcionários conseguirem se sair bem nas mais diversas situações e encontrar as melhores soluções para que os pacientes não saiam insatisfeitos e com má impressão do laboratório.

Não perca clientes, monte uma equipe que faça a diferença! Essa também é uma excelente forma de fazer um laboratório de diagnóstico se destacar dos concorrentes!

Faça com que seu laboratório tenha um papel social

Seu laboratório pode se destacar apoiando causas de caráter social sabia? Esse tipo de postura tem sido muito comum entre as empresas e é muito valorizada pela sociedade.

Que tal começar a atrair uma atenção positiva para seu laboratório, promovendo campanhas externas de conscientização sobre o câncer de mama, HPV, sífilis e outras doenças?

Se você já faz isso, crie novas formas que possam transmitir um espírito de humanização, como arrecadação e doação de alimentos, brinquedos, agasalhos... São muitas opções!

Esses esforços valorizam não só a imagem do seu laboratório, mas fortalecem grandemente o seu posicionamento no mercado.

Está esperando o quê? Mostre seu comprometimento com a sociedade!
 

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário