Dicas para resgatar pacientes inativos

Dicas para resgatar pacientes inativos

Se você é um daqueles profissionais que só se preocupam em conseguir novos pacientes para sua clínica e não dão a devida importância aos pacientes que deixaram de utilizar seus serviços (os chamados pacientes inativos), saiba que está cometendo um grande erro.

Sim, mais do que prospectar novos pacientes, você precisa direcionar seus esforços para resgatar aqueles, que por motivos desconhecidos, simplesmente sumiram e acabaram deixando sua clínica vazia.

Veja aqui algumas dicas de como resgatar pacientes inativos e melhore cada vez mais o atendimento da sua clínica:

Descubra quem são os pacientes inativos

O primeiro passo é identificar os pacientes que deixaram de frequentar sua clínica ou que simplesmente abandonaram o tratamento.

Para isso, faça uma lista e estude em detalhes o histórico de cada paciente, qual foi o último atendimento e o tempo de relacionamento com a instituição.

Adote uma abordagem estratégica

Imagine uma forma simpática de ligar e sondar os motivos que levaram o paciente a sumir. Você pode pedir para a recepcionista entrar em contato para informar o novo número de telefone ou novos canais de atendimento da clínica, mostrando preocupação pelo fato de ter interrompido um tratamento, por exemplo.

Ofereça facilidades para incentivar o retorno

Como bom profissional na área da saúde você deve ter criado um laço de empatia com determinados pacientes, então talvez você tenha noção do que levou ao afastamento.

Por isso, crie facilidades para resgatar os pacientes inativos: ofereça desconto na primeira consulta e se proponha a tirar dúvidas por e-mail ou Whatsapp nos primeiros dias após atendimento.

Reavalie sua forma de atendimento

Pense em como você está conduzindo o atendimento e o que pode ser modificado para torná-lo mais agradável para seus pacientes.

O tempo de espera é grande? As consultas têm sido muito rápidas e superficiais? A sala de espera é confortável? Seus pacientes conseguem contatá-lo com facilidade em caso de dúvidas? Essas São questões importantes que devem ser periodicamente avaliadas.

Promova palestras gratuitas

Discuta com a equipe a possibilidade de realizar palestras com assuntos relacionados aos cuidados com a saúde e formas de prevenção a doenças.

Isso pode ser muito útil para recuperar antigos clientes e fidelizá-los, além de ser uma excelente forma de divulgação da clínica, dos seus serviços e diferenciais.

Aprenda com os motivos de afastamento

Converse abertamente com todos os pacientes que retornarem sobre o que os levaram a se afastar. Saiba ouvir com atenção, inclusive críticas e refletir sobre o que pode ser modificado e, aos poucos, vá fazendo os ajustes necessários para ganhar a confiança dos pacientes. Seja simpático e demonstre interesse pelo o que eles pensam!

Tente agora mesmo resgatar os pacientes inativos da sua clínica e não sofra mais com a sala de espera vazia!

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário