O que é Bioinformática e por que ela é importante para seu laboratório

O que é Bioinformática e por que ela é importante para seu laboratório

A Bioinformática é um ramo da ciência que visa o agrupamento, interpretação e esclarecimento de eventos biológicos através da compreensão e organização de informações, fundamentando-se na utilização de outras áreas da ciência, como: computação, biologia, matemática, entre outras.

A área nasceu na década de 80, ficando em evidência nos anos 90 devido ao aparecimento das primeiras técnicas de sequenciamento de DNA.

Hoje, com os avanços tecnológicos e o desenvolvimento acelerado de equipamentos científicos, ela se tornou uma referência na identificação do funcionamento das mais variadas doenças causadas por mutação do DNA, bem como na produção de novos remédios e estudos relacionados ao câncer.

Só para exemplificar seu crescimento, o primeiro esboço do genoma humano demorou aproximadamente onze anos para ser concluído e, atualmente, é possível sequenciar o genoma de um indivíduo em apenas alguns dias.

Entenda o papel e a importância da Bioinformática em um laboratório:

  • Análise, armazenamento e processamento de DNA, RNA e proteínas em larga escala;
  • Organização e manuseio de bases de dados biológicos;
  • Extração de conhecimento útil a partir de sequências biológicas (Data Mining): anotação de genomas, identificação de genes, previsão da estrutura e da função de biomoléculas, entre outras;
  • Resolução de problemas complexos: alinhamento de sequências e estruturas, identificação de padrões, inferência de árvores filogenéticas e agrupamentos de genes pela sua expressão;
  • Modelação de processos metabólicos e regulatórios ao nível celular, de tecidos de células e de organismos;
  • Acompanhamento de protocolos de segurança das plataformas, a necessidade de backup de dados, a volumetria desses dados e a integração com os sistemas de terceiros.

A Bioinformática tem despertado bastante interesse nos tempos atuais, pois tem sido considerada uma das mais importantes ferramentas para os profissionais da área da saúde, graças às grandes descobertas e aos avanços da biomedicina.

Por isso, vale muito a pena ter um profissional da área de Bioinformática atuando em seu laboratório!

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário