A realização de exames toxicológicos no meio profissional tem crescido a cada dia, principalmente por existir uma grande preocupação em torno da segurança e desempenho na realização de atividades específicas.
Em geral, a solicitação de verificação do uso ou não de substâncias psicoativas através dos exames toxicológicos é indicada para motoristas que queiram tirar ou renovar a carteira de habilitação nas categorias C, D e E, aprovados em concursos públicos e esportistas.
Além disso, é bastante comum e essencial no âmbito forense, em casos de suicídio e homicídio e também no auxílio a acompanhamento de usuários de drogas em tratamento e em pesquisas voltadas a área.
A matriz biológica para análise depende muito da finalidade acerca da mesma, o que justifica a complexidade dos exames toxicológicos.
Normalmente são utilizados fluidos corporais como suor, sangue, saliva, urina e amostras de queratina através de pêlos, unhas e cabelo. Sendo esse último o principal material colhido nos laboratórios.
Entenda as peculiaridades e a complexidade dos exames toxicológicos:
Sangue (vantagens) facilidade da coleta, disponibilidade em grande quantidade e possibilidade de detecção logo após o contato com a substância, antes de ela ser metabolizada.
Sangue (desvantagens) – coleta invasiva e que possui uma matriz complexa, com muitos interferentes para análise.
Urina (vantagens) fácil coleta e presença da substância tanto na forma original como na metabolizada.
Urina (desvantagens) maior risco de adulteração e diluição.
Cabelo (vantagens) a detecção de substâncias utilizadas há meses ou anos.
Cabelo (desvantagens) custo maior, possibilidade de contaminação ambiental e falta de correlação entre a concentração de substâncias no cabelo com a dose e/ou o tempo de administração.
Por fim, devido à complexidade dos exames toxicológicos, todos os cuidados nos procedimentos devem passar pela coleta, identificação, pelo correto armazenamento, acondicionamento, manipulação e transporte das amostras sempre com bastante segurança. Clique aqui para saber mais sobre erros pré-analíticos em exames laboratoriais.
Inclusive no que diz respeito à guarda de parte do material para eventuais análises futuras e elaboração de parecer e laudo final.Para saber mais sobre o armazenamento do material coletado em análises, clique aqui para ler sobre Soroteca.
Seu laboratório realiza exames toxicológicos? Com qual frequência e para quais finalidades? Compartilhe com a gente sua experiência no assunto.
24 de novembro de 2020
A evolução da medicina moderna deve muito à tecnologia e aos meios de comunicação, já que equipamentos e ferramentas de última geração permitem que os + Ver Mais
17 de novembro de 2020
Já é sabido que os cuidados com a saúde são extremamente importantes e não devem ser economizados. Seja em relação à vida humana ou à + Ver Mais
29 de setembro de 2020
Sempre que recebemos um conteúdo importante, compartilhamos com vocês, e agora o assunto é LGPD, você esta ciente do assunto? A Fiesp (Federação das Indústrias + Ver Mais