Dicas simples para realizar uma análise de risco em laboratório com seus colaboradores

Um laboratório diagnóstico deve sempre prezar pela segurança de seus colaboradores, pois esse é um tipo de ambiente que oferece inúmeros riscos.
 
Dentre eles, é possível identificar agentes físicos, biológicos, químicos e ergonômicos que podem ocasionalmente provocar acidentes de trabalho.
 
Por isso, hoje abordaremos algumas dicas simples para realizar uma análise de risco em laboratório e evitar situações perigosas e até mesmo fatais.
 
Essa análise serve para reconhecer, avaliar e descrever os insumos, objetos de manipulação e o espaço onde são desempenhadas as atividades do dia a dia.
 
Além disso, é a base para elaborar programas de prevenção de acidentes como o Mapa de Risco para laboratórios diagnósticos. 
 

Análise de risco em laboratório: passo a passo

  • Tomar nota de todas as atividades que são executadas no âmbito do trabalho, dos maquinários utilizados, espaço físico, materiais manipulados e movimento de pessoas no local.
  • Reunir os colaboradores mais experientes para obter informações detalhadas e precisas do processo produtivo e sobre o uso dos equipamentos de proteção individual e coletiva.
  • Descrever de forma sequencial os dados obtidos com riqueza de detalhes e sinalizar situações de pequeno, médio e baixo risco em cada departamento do laboratório, sem exceção.
  • Determinar medidas de segurança e de controle de situações de vulnerabilidade para cada etapa de trabalho, levando em consideração limitações dos colaboradores, sejam elas de natureza motora ou sensorial. 
  • Antes de finalizar a análise de risco em laboratório, fazer a revisão das informações e complementar o relatório com dados de acidentes de trabalho registrados nos últimos anos no local.
  • Verificar o que já foi feito para minimizar os riscos e o que ainda pode ser aperfeiçoado no ambiente. Em seguida, definir treinamentos específicos para cada grupo de risco identificado.
  • Formalizar as informações por meio de um documento oficial, juntamente com a assinatura dos colaboradores contratados e envolvidos nas atividades diárias do laboratório.
  • Diante de modificações no ambiente ou na forma de execução dos procedimentos, realizar um novo estudo e investigação dos riscos para poder mantê-los sempre sob controle.

Conheça nosso sistema de Gestão Laboratorial

Agende uma apresentação

Importante:

Para fazer uma análise de risco em laboratório, os responsáveis devem ter conhecimento sobre as normas aprovadas pela ABNT relativas à área de atividade em questão.
 
Além disso, entender sobre as normas regulamentadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego para desenvolver um documento que contemple todas as especificações de segurança necessárias.
 
Gostou de saber o passo a passo para fazer uma análise de risco? Acompanhe o nosso blog e fique por dentro de assuntos mais interessantes do seu ramo de atuação!
 

Eleve o potencial da gestão do seu laboratório ao máximo! Conheça nosso software dedicado à gestão laboratorial e diagnóstica.

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário