Como medir a satisfação dos pacientes com seu laboratório diagnóstico

Como medir a satisfação dos pacientes com seu laboratório diagnóstico

Os laboratórios brasileiros estão mais preocupados com a satisfação de seus pacientes. Pelo menos foi o que mostrou uma enquete realizada recentemente com várias unidades em todas as regiões do país.

Dentre os respondentes (em torno de 350), 90% confirmaram que utilizam a pesquisa de satisfação permanente junto aos clientes, médicos e representantes dos planos de saúde para melhorar a eficiência dos laboratórios em todas as etapas de atendimento.

Entre os principais pontos abordados na pesquisa estão: a atenção e cuidado da equipe com os pacientes, agilidade na coleta, garantia de resultados confiáveis, tempo de espera, limpeza do local e custos de exames.

Se você ainda não utiliza a pesquisa de satisfação, chegou a hora de integrá-la a seu laboratório para promover a melhoria continua e aumentar a procura pelos seus serviços.

Saiba como medir a satisfação dos pacientes com seu laboratório diagnóstico

Tipos de pesquisa de satisfação

Impressa:

Elaborar e imprimir uma pesquisa de satisfação e deixá-la próxima a recepção é uma boa pedida, principalmente se os colaboradores forem estimulados a comentar com os pacientes sobre a sua existência.

Para tanto, disponibilize uma urna para receber as respostas, garantindo que a mesma seja acessada somente pelo profissional indicado para efetuar sua leitura e análise.

Procure colocar a pesquisa de satisfação num lugar discreto, onde os pacientes possam ficar a vontade para responder as questões. Evite constrangimentos!

Pela internet:

Cada vez mais comum, as pesquisas de satisfação via internet tem sido uma excelente opção para muitos laboratórios diagnósticos.

Isso porque hoje existem diversas plataformas destinadas a esse fim. Dentre as opções mais conhecidas estão: Qualtrics, Survio, Survey Monkey e o Google Forms.

A plataforma paga ainda vem com algumas facilidades, permitem personalizações, como: temas, perguntas baseadas em respostas anteriores, além de outros recursos adicionais.

Em todos os casos, a pesquisa de satisfação irá gerar um link de acesso que você pode colocar em cartões, no laudo do paciente, no site e até mesmo deixar disponível em um computador específico para preenchimento no próprio laboratório.

Você pode ainda realizar a pesquisa pelo WhatsApp e Facebook, abrindo espaço para perguntas complementares, caso existam comentários interessantes a serem explorados no discurso dos pacientes.

O que não pode deixar de ser avaliado em uma pesquisa de satisfação de um laboratório:

Serviço:qualidade e variedade;

Equipe e atendimento: cordialidade dos funcionários, disponibilidade, rapidez do atendimento, resolução de problemas/dúvidas e eficiência/nível de conhecimento da equipe;

Empresa:reputação, praticidade, transparência e pontualidade;

Preço: comparado a outros laboratórios, custo-benefício e formas de pagamento;

Limpeza e conforto: higiene do ambiente, acomodações e espaço dos banheiros.

O método de avaliação utilizado depende muito do resultado almejado:

Se o objetivo for obter uma visão geral do serviço, notas em uma escala numérica ou questionários de múltipla escolha cumprem bem esse papel.

Do contrário, se a sua intenção for receber um feedback mais específico, oferecer um espaço para o paciente responder livremente pode ser a melhor opção.

O que fazer com os resultados da pesquisa de satisfação?

Ao obter os resultados da pesquisa de satisfação seja presencialmente ou através da internet, é hora de submetê-los a uma avaliação.

O ideal é categorizar as respostas de acordo com o objetivo proposto. Isso pode ser feito de uma forma bem simples: através da construção de um gráfico.

Ou se preferir, você pode contratar um profissional habilitado para facilitar a interpretação dos dados.

A análise minuciosa das respostas dos pacientes (sugestões e críticas) será o ponto inicial para a elaboração de um plano para melhorar o funcionamento do laboratório e aumentar o nível de satisfação dos usuários.

Portanto, medir a satisfação dos pacientes deve ser uma prioridade do seu laboratório diagnóstico.

Elabore uma boa pesquisa de satisfação e encontre meios de melhorar os pontos negativos apontados nos questionários. Transforme seus pacientes em seus melhores aliados.

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