Como melhorar o relacionamento com os pacientes (humanos e animais)

Melhorar o relacionamento com os pacientes é uma condição essencial para quem tem uma clínica ou laboratório veterinário e deseja se destacar em um mercado tão competitivo. 
 
Isso porque hoje em dia são tantos estabelecimentos voltados para os cuidados animais que fica difícil para o paciente escolher um que seja realmente completo e atenda integralmente às necessidades deles (tanto humanos quanto animais).

Ou seja: além de oferecer um espaço confortável, uma boa estrutura e localização, disponibilize também serviços diversificados e saiba criar vínculos duradouros, relacionamentos pautados no respeito e confiança mútuos, além de excelência nos resultados e segurança biológica.
 

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Nesse sentido, nenhum laboratório veterinário consegue sobreviver e/ou se tornar referência sem se preocupar em melhorar o relacionamento com os pacientes. 

Inclusive é a partir dessa preocupação que é possível promover a conquista e a fidelização dos mesmos!

Confira algumas dicas importantes para melhorar o relacionamento com os pacientes de seu laboratório veterinário:

  • Trabalhe com o conceito de humanização: desde o primeiro contato com os pacientes procure respeitá-los na sua individualidade, acolher seus medos e angústias e esclarecer por completo todas as suas dúvidas;
  • Tenha uma equipe responsável, unida e altamente comprometida em corresponder às expectativas dos pacientes, conduzindo o trabalho diário de forma respeitosa, amigável e empática. Clique aqui para algumas dicas de atendimento em laboratórios veterinários
  • Ao selecionar novos colaboradores para o laboratório veterinário (mesmo os da recepção), se certifique se os mesmos gostam, convivem e/ou lidam com animais. É essencial confiar esse trabalho a pessoas que se identificam com esse tipo de público!
  • Crie um ambiente acolhedor, que passe boas energias e transmita confiança. Um ambiente harmonioso para se trabalhar e atender os pacientes (sejam humanos ou animais) é um fator determinante para melhorar o relacionamento com os pacientes em todos os níveis de atendimento;
  • Para garantir um exame tranquilo e sem muito estresse para o animal, saiba interpretar corretamente a linguagem corporal dos animais. Clique aqui para saber mais;  
  • Saiba escutar seu paciente com atenção, levando em consideração a situação clínica, o estado emocional e os sentimentos que podem estar à flor da pele. Afinal, muitos tutores chegam bastante frágeis em relação à condição de saúde do seu animal;
  • Tente acalmar o paciente que chega aflito, ofereça uma água um café antes de iniciar o atendimento. Demonstre que você se preocupa com ele e que você fará o quer for possível para atender a sua demanda e as suas necessidades; 
  • Seja claro e objetivo para que os pacientes do laboratório possam compreender facilmente o tipo de situação pela qual seu bichinho está passando e quais são as opções para a realização do procedimento ou exame;
  • Faça seus pacientes se sentirem queridos com pequenos gestos: envie um cartão de aniversário do animal, envie mensagens para lembrá-los sobre campanhas de vacinação animal com clínicas parceiras e pergunte sobre o andamento dos tratamentos; 
  • Procure seguir a sua agenda rigorosamente, evitando atrasos e grandes filas de espera. Não há nada mais desagradável do que passar horas em um laboratório veterinário aguardando para ser atendido, não é mesmo? 
Por fim, invista em um software de gestão para agilizar os processos de atendimento, prontuário eletrônico, registro de dados, soroteca, entre outros. 
 
Assim você terá mais tempo de dar atenção completa e melhorar o relacionamento com os pacientes!
 

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