A importância de acompanhar os agendamentos e faltas de seus pacientes

Pode parecer que a falta de um paciente a uma consulta ou exame é apenas um contratempo – afinal, perde-se aquele horário por falta de aviso antecipado – mas ela sempre vem junto de um prejuízo, pois outro paciente poderia ter sido encaixado no horário vago se tudo fosse avisado com antecedência.

É muito importante acompanhar os agendamentos e faltas de seus pacientes:

Mais do que uma tarefa rotineira, esse acompanhamento deve ser visto como uma das principais ferramentas para ajudar na gestão de clínicas e laboratórios. O motivo é simples, cada agendamento ajuda a somar na previsão de arrecadação do estabelecimento e cada falta, logicamente, representa um valor que deixa de ser obtido, além do gasto realizado para manter a equipe que iria atender o paciente faltante.

Por que isso é tão preocupante?

Uma clínica que realiza um controle financeiro precisa contar com a exata quantidade de agendamentos para estimar seu faturamento mensal. Faltas de seus pacientes quebram totalmente as previsões e dificultam a gestão da clínica, além de criar um rombo no orçamento.

Como evitar faltas dos pacientes em sua clínica?

Um dos principais motivos que levam os clientes a faltarem em consultas médicas é simplesmente o esquecimento. Durante a rotina agitada, é muito comum lembrar-se de um horário agendado somente no dia seguinte.

Por isso a prática de telefonar para confirmar o horário é tão importante em consultórios e laboratórios. Atualmente, existem softwares de gestão de clínicas que realizam automaticamente o envio de SMS para os pacientes lembrando-os da consulta. Isso otimiza o trabalho das secretárias e diminui muito a taxa de não-comparecimento.

Também existem os cancelamentos, porém, estes não são tão graves quanto o não-comparecimento a uma consulta médica. Quando o paciente realiza o cancelamento com antecedência, ele dá a oportunidade da equipe médica se programar para encaixar outro paciente em seu lugar, evitando um possível prejuízo.

Mas fique atento: se os cancelamentos virarem uma rotina em sua clínica, será necessário realizar uma rápida pesquisa com os pacientes para descobrir os motivos que os levaram a cancelar ou reagendar. Pode ser apenas por problemas em suas agendas pessoais, mas se houver preferência por um concorrente, dificuldade em encontrar bons horários na sua clínica ou o local for de difícil acesso, é importante ter conhecimento para tomar as melhores medidas!

Conte com um software inteligente para fazer a gestão clínica de seu estabelecimento de saúde e tenha total controle na hora de acompanhar os agendamentos e faltas de seus pacientes.

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário