Como reajustar valores em uma clínica sem afastar os pacientes

O reajuste de valores de consultas, exames e demais procedimentos em uma clínica é sempre uma questão delicada. Isso porque essa decisão costuma ser alvo de críticas por parte dos pacientes que utilizam os serviços e buscam por preços mais em conta.

Sendo assim, como reajustar valores em uma clínica sem afastar os pacientes?

Essa não é uma tarefa fácil, mas existem sim meios de driblar as rejeições e manter um relacionamento saudável com seus clientes. Vamos às dicas:

Faça reajustes de forma gradual

Para não causar um impacto negativo nos pacientes o ideal é que você se programe para fazer pequenos reajustes periodicamente, pois um aumento substancial pode, além de assustar, fazer com que os pacientes procurem pela concorrência.

Seja cauteloso e faça-os compreender que o reajuste dos valores ocorreu devido ao aumento dos custos da clínica, o que de fato justifica sua atualização.

Cumpra os orçamentos já acordados

Não seria nada justo aumentar os valores de procedimentos já acordados com os pacientes. Sendo assim, você deve mantê-los inalterados até que seja cumprido o prazo de validade do orçamento.

Para pacientes que não firmaram acordo prévio para realização de exames (por exemplo), a alteração de valores pode ser normalmente aplicada.

Avise com antecedência

Não seria nenhum pouco ético avisar o reajuste de preços da noite para o dia, não é mesmo? Então, com pelo menos dois meses de antecedência envie um informativo por e-mail ou deixe um cartaz à vista (pode ser próximo à recepção da clínica) para que seu cliente tome ciência do aumento dos preços.

Assim eles terão tempo para absorver as informações e se programar para aproveitar o período que antecede o reajuste e realizar consultas e procedimento que possuem o valor mais elevado.

Melhore o atendimento da sua clínica

Geralmente quando os valores são reajustados em uma clínica, os pacientes procuram validá-lo através da avaliação dos serviços. Se eles identificarem que existe boa vontade e a qualidade do atendimento é superior, certamente não vão se incomodar tanto de pagar um pouco mais caro.

Por isso, não meça esforços para oferecer o que há de melhor a seus pacientes, mesmo que para isso você tenha que treinar periodicamente seus funcionários. Afinal, esse é um tipo de investimento que sempre vale muito a pena!

Recompense a fidelidade

Após o reajuste de valores, pense na possibilidade de oferecer pequenos descontos para seus clientes fiéis. O ideal é que você determine o tempo de vigência para a disponibilização dos descontos e conduza essa ação de tal forma, que ela não interfira negativamente nos lucros de sua clínica.

Essa é, sem dúvida alguma, uma ótima maneira de demonstrar que seus pacientes são importantes, além de encorajar o retorno frequente dos mesmos.

Agora que você já sabe como reajustar valores em uma clínica sem afastar os pacientes, é hora de partir para a ação! Boa sorte!

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