Principais erros de gestão em uma clínica e como resolvê-los

Administrar clínicas médicas não é uma tarefa fácil, exige de seus gestores muita disciplina e conhecimentos técnicos voltados à área da saúde, passando pelo atendimento ao paciente até a parte contábil e financeira do negócio.
 
Esses são aspectos muito importantes, diríamos até vitais para que a clínica seja reconhecida pelo seu nível de excelência e possa expandir de maneira sustentável e plenamente segura.
 
Mas, infelizmente, ainda existem erros de gestão em clínicas que dificultam a execução das atividades diárias e impactam negativamente na produtividade de seus colaboradores.
 
Pensando nisso, preparamos um artigo especial para que você compreenda essas dificuldades e saiba como resolvê-las. Não é nada muito complicado, você só precisa estar disposto a aprender!
 

Erros na marcação de consultas

Convenhamos, não há nada pior para a reputação de uma clínica do que problemas relacionados a marcação de consultas, não é mesmo?
 
Além de atrapalhar a vida dos pacientes e passar uma impressão de que há falhas na organização, esse tipo de erro cria um clima desagradável entre os colaboradores, o que influencia nas relações de trabalho.
 
Por isso, para solucionar essa questão, o melhor que você tem a fazer é apostar na automação das atividades e utilizar um software de agendamentos.
 
Com essa tecnologia é possível otimizar o processo de marcação de consultas, minimizar falhas humanas e ainda melhorar o clima organizacional.
 
Além disso, os softwares destinados a marcação de consultas, quando integrados ao site da sua clínica, permitem que o usuário (paciente) possa realizar o agendamento online de acordo com os horários disponíveis.
 
Tudo isso em tempo real e com o máximo de eficiência!
 

Conheça nosso sistema de Gestão Laboratorial

Agende uma apresentação
 

Lançamentos equivocados 

Esse também é um dos principais erros de gestão em uma clínica: lançamentos equivocados no fluxo de caixa. 
 
Ou seja: o controle ineficiente de entradas e saídas de capital dentro de um determinado período.
 
Lógico, isso muitas vezes acontece porque os próprios gestores tomam para si (mesmo sem experiência) a responsabilidade de cuidar de todos os setores da clínica e, eventualmente, alguns deles não recebem a devida atenção e acabam sendo prejudicados.
 
E na verdade, se tratando das finanças, esquecer de lançar notas, gerar boletos, pagar impostos ou colocar dados a mais na planilha,
pode trazer prejuízos para o negócio, inclusive impactar na sua lucratividade.
 
De prejuízos diretos ou indiretos, questões judiciais ou problemas com Receita Federal, vale a pena evitar esse tipo de erro e investir em um sistema de gestão completo para clínicas.
 
Essa realmente é a solução ideal para ter total controle sobre os gastos, otimizar o tempo de trabalho e aumentar consideravelmente a produtividade dos colaboradores da sua clínica. 
 
Pode apostar, todos só têm a ganhar!
 

Prontuários obsoletos e prescrições erradas

Com a expansão da clínica e o aumento no número de pacientes atendidos, crescem também os problemas relacionados à prescrições erradas, o que pode ser muito prejudicial para a preservação da saúde de quem utiliza os serviços.
 
Essa realidade pode ser muito nociva também para o negócio, já que a falta de confiança pode gerar descontentamento e fazer com que pacientes busquem pelos concorrentes e ainda saiam falando mal da clínica.
 
Assim como os outros erros de gestão em clínicas citados acima, esse talvez seja um dos mais perigosos no que tange à reputação da clínica. Mas o bom é que se trata de uma questão que pode ser facilmente solucionada.
 
Sabe como? Concentrando todas as informações sobre os pacientes no PEP – Prontuário Eletrônico do Paciente. Inclusive, existe um Projeto de Lei (PL 3344/12), que tramita na Câmara para tornar obrigatório o uso desse sistema em todo o Brasil.
 
Quer sair na frente? Adote o sistema PEP para agilizar as consultas, informatizar o preenchimento de prontuários e prescrições, mantendo-os muito mais seguros!
 
Gostou de saber sobre os erros de gestão em uma clínica? Deseja contar com soluções tecnológicas para melhorar o desempenho da sua?
 

A Softeasy tem as melhores soluções para você, conheça nosso software desenvolvido para gestão de clínicas!

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário