Como saber se seu laboratório veterinário está em crescimento

Como medir o sucesso de seu laboratório veterinário?

Como entender se o mesmo está crescendo ou se mantém estagnado?

Essas são algumas das perguntas feitas e que devem ser respondidas baseando-se em diferentes aspectos, tais como: metas estabelecidas, situação financeira, nível de aceitação por parte dos clientes, entre outras coisas.

Para reconhecer os sinais de que as coisas estão ocorrendo de forma plenamente satisfatória, é preciso saber em primeiro lugar se o seu laboratório veterinário possui:

  • Plano de negócios atualizado;
  • Metas claras a serem alcançadas dentro de um prazo determinado. Estar bem é lucrar mais de 30% ao mês? Realizar 50.000,00 exames/mês? Ter a marca consagrada?
  • Relatórios que forneçam informações úteis que possam agregar na análise do negócio como um todo;
  • Resultados de pesquisa de satisfação doa funcionários e clientes.

Motivos pelos quais você deve acreditar que seu laboratório veterinário está em crescimento

  • Seu negócio está gerando lucro e possui recursos para realizar novos investimentos;
  • Você tem total controle sobre o fluxo de caixa e contabiliza adequadamente os custos fixos e variáveis;
  • Você paga as contas dentro dos prazos estabelecidos;
  • Você utiliza dados financeiros para nortear suas ações e tomadas de decisão;
  • Você conta com um software eficiente de gestão para laboratórios veterinários;
  • Seu laboratório segue as normas de padronização e evita ao máximo falhas nos procedimentos;
  • Quando você sai de férias, todos os processos são mantidos sob controle;
  • Você possui uma equipe formada por profissionais competentes e comprometidos;
  • Você oferece treinamento para seus funcionários e procura mantê-los sempre motivados;
  • Você proporciona um ambiente confortável a seus clientes;
  • Você oferece atendimento personalizado;
  • Seus clientes estão satisfeitos;
  • Você se mantém informado sobre a saúde dos animais que frequentam o laboratório;
  • Você estuda frequentemente a concorrência;
  • Você procura se manter informado sobre as novidades do mercado;
  • A procura pelos serviços aumenta a cada dia;
  • Seu laboratório aparece organicamente (sem investimento) na primeira página dos sites de busca na internet;
  • Seu negócio é reconhecido e bem avaliado nas redes sociais;
  • Seu negócio impacta positivamente na vida dos animais e de seus donos;
  • Você ouve feedbacks e procura melhorar cada vez mais os serviços;
  • Seu laboratório veterinário conta com equipamentos de última geração;
  • Seu laboratório sobreviveu à crise econômica do país e conseguiu se reinventar nos últimos anos.

 

Então, a partir dessas informações você já consegue identificar se o seu laboratório veterinário está em crescimento?

Mesmo que ainda existam falhas, acredite: há muito o que ser feito e tudo depende de seu esforço e capacidade de gestão.

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário