Guia para desenvolver um atendimento humanizado em laboratórios

Investir no atendimento humanizado tem sido uma prática bastante utilizada na área da saúde, principalmente em laboratórios que priorizam o bem estar dos pacientes e desejam que eles identifiquem nas pequenas atitudes um quê a mais de cuidado e cordialidade.

Isso sem dúvida alguma é um grande diferencial: ser recebido e conduzido de maneira respeitosa em todas as etapas do atendimento, tendo a plena convicção de que está sendo assistido por uma equipe competente, capaz de ouvir e que trabalha com o objetivo de melhorar cada vez mais a qualidade do relacionamento humano.

Mas o que caracteriza um atendimento humanizado? Como aplicá-lo cotidianamente em laboratórios? O que fazer para que os usuários dos serviços se sintam amparados e seguros desde a sua entrada nas unidades?

Quer tirar essas e outras dúvidas? Acompanhe nosso Guia para desenvolver um atendimento humanizado em laboratórios!

O que é preciso fazer para prestar um atendimento humanizado:

  • Deixar prevalecer a ética profissional;
  • Fornecer corretamente todas as informações de preparo para realização de exames e coleta de amostras;
  • Informar sobre posicionamento na fila de espera e local do exame, acalmando o cliente e deixando-o mais seguro;
  • Estar atento a questões que limitam a locomoção de pacientes idosos e deficientes físicos;
  • Incluir no momento da coleta um tratamento diferenciado para pacientes com histórico de reações como: palidez, suores, vertigem, zumbidos, entre outros;
  • Prestar atendimento individualizado: considerar o paciente como um todo e não o classificar de forma generalista em função do seu quadro de saúde/diagnóstico;
  • Tratar o paciente com empatia e acolhimento integral;
  • Exercer uma escuta atenta, com um olhar sensível as questões humanas;
  • Ter respeito e consideração a intimidade e diferenças;
  • Trocar informações levando em conta o estado emocional do paciente;
  • Preservar o estado físico e emocional do paciente, evitando exposições desnecessárias;
  • Transmitir apoio, segurança e confiança em todas as etapas do atendimento;
  • Olhar nos olhos do paciente e ser simpático;
  • Ter uma estrutura física que atenda as necessidades de cuidado.

Para desenvolver um atendimento humanizado em laboratórios você precisa evitar algumas atitudes:

  • Ser frio e indiferente à condição de saúde do paciente;
  • Não chamar o paciente pelo nome, mantendo o foco somente nos procedimentos e diagnóstico;
  • Não acolher ou desvalorizar os medos, ansiedades e sentimentos dos pacientes;
  • Usar frases prontas do tipo: "tem situações muito piores que a sua”, "não seja fraco” e "não vejo razão para você ficar nesse estado”;
  • Não fornecer as informações necessárias ou não sanar as dúvidas apresentadas pelos pacientes;
  • Não dar espaço para o paciente se posicionar diante de uma situação desagradável;
  • Rotular o paciente por uma condição de saúde especifica.

O atendimento humanizado em laboratórios é muito importante, não restam dúvidas. Mas o que você tem feito para criar diferenciais de acolhimento aos pacientes? Quais são os resultados que você tem alcançado?

Conte para gente como tem sido a sua atuação para evitar a banalização do atendimento na área da saúde.

gestão de laboratórios diagnósticos

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