Como aumentar os lucros de um laboratório diagnóstico sem aumentar os preços para o público

O seu laboratório já é reconhecido no mercado, conta com uma clientela fiel, então surge à questão: o que devo fazer para gerar mais lucros para o negócio? 
 
Muitos gestores acreditam que aumentar os preços seja um caminho viável!
 
Acontece que, quando se pretende ter maior lucratividade, nem sempre mexer nos valores dos serviços é algo que realmente trás bons resultados. 
 
Muitas vezes essa medida pode afastar os pacientes e inibir a procura.
 
Por isso, você vai saber agora como aumentar os lucros de um laboratório diagnóstico sem aumentar os preços para o público!
 

Elabore um plano financeiro

Um laboratório precisa ter um bom planejamento financeiro não apenas para conseguir arcar com as despesas, mas também gerar lucros e obter recursos para futuros investimentos.
 
Por isso, um gestor preparado e consciente precisa ter total controle sobre os gastos e a geração de receitas na unidade, evitando que o dinheiro seja mal empregado ou desperdiçado.
 
 
Sendo assim, para aumentar os lucros de um laboratório é recomendável que se faça uma análise detalhada do que entra e sai de recursos para definir o que pode ser cortado ou reduzido, sem que isso interfira na qualidade dos serviços prestados.
 
Contar com um profissional qualificado pode ser uma boa solução para "arrumar a casa”, equilibrar as finanças e conquistar resultados mais robustos, sem a necessidade de elevar os preços! 
 

Preze pela organização

É sabido que um laboratório desorganizado não causa uma boa impressão e aumenta o número de pacientes insatisfeitos que inevitavelmente acabam buscando pela concorrência.
 
Isso pode ser perfeitamente evitado quando se tem o cuidado de oferecer um espaço agradável, limpo e confortável, com profissionais que trabalham em sintonia para oferecer um atendimento impecável.
 
Então é importante se preocupar com a experiência do cliente desde a sua chegada a recepção até a entrega de resultados, evitando atrasos, informações desencontradas e bagunça no ambiente como um todo.
 
 
A organização é, sem dúvida alguma, um fator determinante para atrair cada vez mais pacientes e aumentar os lucros em um laboratório. 
 
Uma forma simples de conquistar respeito, confiança e credibilidade!
 

Aposte no Marketing Digital

Outra forma de aumentar os lucros de um laboratório sem mexer na precificação dos serviços é apostar em Marketing Digital.
 
Utilizar estratégias no meio online como anúncios, marketing de conteúdo e redes sociais.
 
No primeiro momento isso pode parecer um custo a mais para o negócio, mas na verdade trata-se de uma forma eficaz de investimento, já que é possível (em médio prazo) ter um bom retorno, maior visibilidade e procura pelos serviços.
 
Ter um site de rápida navegação, disponibilizar artigos sobre a saúde no blog, divulgar o laboratório nas mídias sociais e apostar em anúncios pagos pode ser muito vantajoso para promover o crescimento de um laboratório diagnóstico.
 
Enfim, o Marketing Digital pode ser um forte aliado para a construção de uma marca e propagação de um negócio voltado exclusivamente para a área da saúde!
 

Conheça nosso sistema de Gestão Laboratorial

Agende uma apresentação
 

Invista em tecnologia

A tecnologia também exerce um papel vital para aumentar os lucros de um laboratório diagnóstico. 
 
E quando bem utilizada favorece ainda a redução de custos operacionais e o aumento da produtividade dos profissionais envolvidos.
 
Além disso, contar com um software de gestão adequado para esse modelo de negócio possibilita o acesso fácil às informações e o registro mais preciso de dados, tornando o trabalho do dia a dia muito mais prático e dinâmico.
 
 
Se você ainda não conta com sistemas informatizados, esse é o momento de mudar os rumos do seu laboratório e ter um maior índice de assertividade nas tomadas de decisão.
 
Afinal, a tecnologia só tem a agregar e com ela é possível também melhorar consideravelmente a qualidade dos serviços! Assim todos saem ganhando: o mercado, seu laboratório e os pacientes atendidos!
 

Conheça nosso Sistema de Gestão Laboratorial clicando aqui!

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário