Como engajar a equipe de um laboratório de diagnósticos

Oferecer um atendimento de excelência é (ou pelo menos deveria ser) o objetivo de qualquer empresa. E essa meta se torna ainda mais importante quando estamos nos referindo à instituições voltadas aos cuidados com a saúde.

Por exemplo, laboratórios que lidam diariamente com situações que envolvem riscos e diagnósticos que afetam o estado emocional dos pacientes, precisam saber acolher com todo o cuidado aqueles que optam por utilizar os seus serviços.

Contudo, o atendimento de boa qualidade só pode ser oferecido com a colaboração de funcionários bem preparados e isso só é possível quando os gestores se preocupam em engajar a equipe de um laboratório para alcançar os resultados almejados.

Afinal, a partir do momento em que recebem boas condições de trabalho, são devidamente treinados, os colaboradores passam a se sentir valorizados e muito mais motivados para desempenharem suas funções com total dedicação.

Aprenda como engajar a equipe de um laboratório diagnóstico para oferecer um atendimento que todo paciente deseja:

Como engajar a equipe de um laboratório de diagnósticos

Garanta condições de trabalho apropriadas

Por mais boa vontade que um colaborador tenha, dificilmente ele se sentirá disposto ao chegar no trabalho se não tiver uma cadeira confortável para sentar, um computador que esteja funcionando perfeitamente ou até mesmo uma copa para fazer suas refeições diárias.

Por isso, a primeira medida para engajar a equipe de um laboratório é oferecer boas condições de trabalho, para que se sintam bem, seguros e confortáveis com todos os recursos e instalações disponíveis.

Conheça nosso sistema de Gestão Laboratorial

Agende uma apresentação

Assim o laboratório garante que todos os profissionais estarão aptos para desenvolverem suas atividades sem sofrerem nenhum tipo de transtorno que possa alterar o nível de produtividade.

Treine seus funcionários e procure mantê-los atualizados

Investir em conhecimento também é uma forma de engajar a equipe de um laboratório, sabia?

Isso porque, o incentivo a capacitação através de cursos e treinamentos pode favorecer o comprometimento com o trabalho, a satisfação pessoal/profissional dos colaboradores e influenciar na confiança que eles depositam na empresa.

Além disso, tal investimento pode contribuir para que a sua equipe seja altamente capaz de atender as exigências do seu laboratório diagnóstico, mantendo um alinhamento de interesses e propósitos de melhoria.

Deixe seus funcionários atualizados sobre o mercado no qual atuam, sobre técnicas de atendimento e acolhimento aos pacientes.

Mantenha o foco na retenção de talentos!

Celebre o sucesso da sua equipe

Não é necessário fazer grandes festas em todas as ocasiões para engajar a equipe de um laboratório, mas é importante celebrar o desempenho e cada sucesso obtido pelos seus colaboradores.

Por exemplo, é possível comemorar em pequenas reuniões, em um almoço coletivo, no próprio laboratório (em um café da manhã descontraído) e/ou num evento de fim de ano para relembrar os melhores momentos e principais conquistas.

Isso deixa o clima mais leve depois de um período de esforço para atingir as metas estabelecidas!

Dê feedback constante

Dar um retorno a respeito da postura e desempenho é uma forma excelente de engajar a equipe de um laboratório, sem dúvida alguma.

Portanto siga uma política de dar feedbacks sobre as atividades executadas, comportamento com os colegas de trabalho e resultados obtidos.

Faça uso dessa ferramenta frequentemente, (tanto coletivamente quanto individualmente) para que todos saibam se estão no caminho certo ou precisam melhorar em algum ponto.

Mas tenha cuidado na hora de apontar um erro: ajude seu funcionário a identificar suas falhas e como resolvê-las, em vez de apenas dizer que ele está errado e simplesmente exigir mudanças.

Por fim, ofereça benefícios especiais, recompensas para a equipe em geral e para aqueles que se destacam em suas funções.

Esse reconhecimento pode ser dado através de um elogio, por meio de presentes, viagens e até mesmo uma promoção de cargo.

Tenha regras claras e bem definidas para medir os resultados da sua equipe e procure outros meios para motivá-la cada vez mais.

Eleve seu laboratório médico a um novo patamar! Invista em um software de gestão especializado em laboratórios diagnósticos.

software gestão para laboratórios

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário