Produtividade: como evitar horários vagos no laboratório

Muitos laboratórios costumam ter uma quantidade razoável de atendimentos por dia, mas nem sempre é assim, vez ou outra, seja pela falha de comunicação com pacientes ou por falta de planejamento estratégico da instituição, alguns horários ficam vagos, fazendo com que as atividades diárias se tornarem altamente improdutivas para atendentes e especialistas.

Para evitar esse tipo de problema é necessário alinhar as informações e fazer um gerenciamento de agenda adequado. Mas como isso é possível? A resposta a essa pergunta pode ser um divisor de águas para seu laboratório.

Confirme a presença do paciente com antecedência

Para evitar o número de cancelamentos e horários vagos em seu laboratório, confirme um ou dois dias antes a presença dos pacientes. Nesses casos evite ao máximo fazer ligações, prefira enviar um sms, e-mail ou uma mensagem através do WhatsApp (caso o paciente tenha fornecido).

Mantenha uma lista separada de pacientes em fila de espera

Às vezes a procura por atendimento é grande e não é sempre que existem horários vagos, ainda bem. Dado essa possibilidade, é importante manter uma planilha com os dados de identificação e contato dos pacientes para, em casos de desistência, você conseguir contatá-los imediatamente.

Obtenha ajuda de um aplicativo

Essa é uma excelente forma de unificar as informações em uma única interface, sendo possível acessá-las por meio de um smartphone, ficando muito mais fácil a identificação de horários vagos e possíveis desistências (ótimo para avisar a atendente do cancelamento para que ela possa preencher essa lacuna).

Adote uma ferramenta de agendamento online

Livre-se imediatamente de agendas gigantescas de papel, que só ocupam espaço e dependem de boa caligrafia para serem compreendidas. Adquira uma ferramenta de agendamento online que facilite o trabalho do dia a dia e ofereça a seus pacientes a comodidade de fazer marcações e agendamento de exames pela internet.

Encante seus pacientes fazendo deles os maiores divulgadores do seu laboratório

Cativar seus clientes também é uma forma incrível de evitar horários vagos no seu laboratório. Eles podem se tornar clientes fieis e compartilhar com amigos a experiência que teve tendo recebido um excelente atendimento. Portanto, treine sua equipe para atender bem, tirar dúvidas e dar aquela atenção que todos os pacientes merecem.

Você já aplica alguma dessas ações em seu laboratório para aumentar o número de pacientes e evitar horários vagos? Compartilhe com a Soft Easy!

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário