Como usar um Balanced Scorecard num laboratório diagnóstico

A saúde é uma das áreas que mais têm sido beneficiadas pelos avanços tecnológicos e científicos, não restam dúvidas.

E com toda a transformação que vem ocorrendo nos últimos anos, existe uma preocupação ainda maior com o tipo de atendimento que está sendo oferecido aos pacientes.

Além disso, a questão de segurança e desempenho envolvida no funcionamento de clínicas, hospitais e, sobretudo, nos laboratórios, tem sido foco da criação de estratégias que visam melhorar o setor como um todo.

E para atender as exigências existentes no cotidiano dessas instituições, a utilização de ferramentas que auxiliam o processo gerencial vem sendo priorizadas cada vez mais.

Temos como exemplo o Balanced Scorecard – BSC (Indicadores Balanceados de Desempenho): um método que mede o desempenho da empresa através de indicadores.

Esse método foi desenvolvido por professores da Harvard Business School e atualmente é utilizado na gestão de laboratórios, como um referencial para criação de um planejamento estratégico eficiente.

Conheça suas perspectivas e como usar um Balanced Scorecard num laboratório diagnóstico:

Financeira: tem como intuito criar novos indicadores de desempenho para que o laboratório diagnóstico obtenha melhor rentabilidade dos seus investimentos.

Clientes: visa monitorar a maneira como o laboratório gera valor para o cliente, definindo indicadores de satisfação e trabalhando para obter melhores resultados. Essa perspectiva possibilita que os gestores identifiquem segmentos de clientes e de mercado para gerar competitividade, bem como, definir medidas mais eficazes de desempenho das suas unidades.

Processos internos: seu foco é identificar os processos críticos nos quais o laboratório deve ganhar eficiência e melhorar. Nessa perspectiva é feito o mapeamento dos investimentos em recursos humanos, pesquisas, cursos, equipamentos, entre outros.

Aprendizado e crescimento: o objetivo é desenvolver medidas para melhorar a comunicação interna e a disseminação de conhecimento no laboratório para que ele possa se desenvolver/crescer.

O que devo fazer para implementar o Balanced Scorecard em meu laboratório?

  • Fixar os objetivos, alinhar as ações, alocar recursos e estabelecer pontos de controle;
  • Unir e harmonizar a visão do laboratório diagnóstico a estratégia criada para o alcance dos objetivos;
  • incular recompensas aos indicadores de desempenho;
  • Traduzir o plano para todos os colaboradores, desde os cargos mais altos até os mais baixos;
  • Articular uma visão compartilhada e oferecer feedbacks contínuos para a equipe do laboratório diagnóstico.

Para tanto, é preciso que você responda as seguintes perguntas:

  • Para alcançarmos nossa visão e cumprirmos nossa missão, quais resultados financeiros devemos alcançar?
  • Para atingirmos melhores resultados financeiros, de que forma podemos nos diferenciar dos nossos concorrentes?
  • Para superarmos nossos concorrentes, quais são nossos desafios operacionais?
  • Quais recursos devemos providenciar (tecnologia, pessoas, infraestrutura...), para darmos conta de todos esses desafios?

Como você pode ver, a utilização da metodologia BSC pode ser muito benéfica para seu laboratório diagnóstico na medida em que orienta, mensura e serve de suporte para a tomada de decisão.

Indo muito além de uma perspectiva financeira, oferece uma visão global dos serviços prestados, operações, mercado e de clientes (pacientes).

Ficou claro para você como usar um Balanced Scorecard num laboratório diagnóstico para criar um planejamento estratégico eficiente? Entre em contato conosco para melhorar a gestão de seu laboratório e torná-lo mais competitivo!

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário