Conheça seu ramo: veja como está o mercado de análises laboratoriais de pequeno e médio porte

Há décadas estudantes, profissionais e empresários da área de análises clínicas se reúnem em cursos, palestras e conferências para discutir a respeito de tendências, novidades e mudanças relacionadas ao funcionamento de laboratórios pelo Brasil, ou seja, o mercado de análises laboratoriais.

Vários assuntos são colocados em pauta e muitos acreditam que o ramo esteja perdendo credibilidade e força ao longo dos últimos anos.  

Não se trata de opiniões generalizadas, mas a constatação de alguns empresários que vêm enfrentando dificuldades e não conseguem se destacar dos concorrentes que vão avançando a cada dia no mercado de análises laboratoriais.
 
Ainda assim, é importante fazer uma reflexão sobre o que tem sido falado, cabendo a você gestor de laboratório, seja de pequeno ou médio porte, tirar suas próprias conclusões a respeito.
 

Veja o que tem sido falado sobre o mercado de análises laboratoriais:

  • Sentimento de que os laboratórios de análises clínicas não têm sido um bom negócio;
  • A culpa do ponto anterior sendo direcionada para os compradores de serviços (convênios e pacientes);
  • Dificuldades em lidar com fornecedores de insumos em geral;
  • Tributação excessiva e ausência de correção de preços da tabela do SUS (Sistema Único de Saúde);
  • Chegada de grandes investidores originando alianças que desequilibram o mercado de análises laboratoriais;
  • A concorrência provocada pela verticalização dos grandes e poderosos convênios;
  • Exigências impostas pelos órgãos oficiais de fiscalização e regulação por melhoria na qualidade dos serviços;
  • Concorrência predatória e desleal;
  • Grande capacidade de desentendimentos dos profissionais da classe

Por outro lado, confira algumas possibilidades de melhoria e sucesso do setor:

  • Apostar em nichos de mercado, em instalações próprias e com baixo custo operacional;
  • Adotar medidas assertivas de acolhimento e assistência a saúde básica de quem procura pelos serviços. Veja aqui como melhorar a performance do seu laboratório através de um atendimento humanizado.
  • Escolher bem os fornecedores de insumos: aqueles que possuem produtos de qualidade e que estão abertos a negociação de preços;
  • Optar pela forma menos onerosa no pagamento de taxas e impostos para o governo, diminuindo a carga tributária;
  • Investir em gestão profissional para competir de igual para igual com a concorrência no mercado de análises laboratoriais;
  • Fazer prevalecer a honestidade e priorizar a competência na oferta e entrega de serviços laboratoriais;
  • Automatizar os processos e investir em tecnologias apropriadas para prestar atendimento diferenciado e aumentar a produtividade. Entenda a importância aqui.
Viu que nem tudo está perdido e é possível sobreviver às dificuldades que surgem no mercado de análises clínicas? Nós da Softeasy estamos dispostos a te ajudar nesse sentido. 
 

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário