Dicas de gestão: aprenda a controlar o tempo de espera em filas no seu laboratório

Dicas de gestão: aprenda a controlar o tempo de espera em filas no seu laboratório

Assim como ocorre nos bancos, instituições de ensino e demais empresas comerciais, uma solução em gerenciamento de filas para melhorar a experiência do cliente é muito importante também para a área da saúde, especialmente para clínicas hospitais e laboratórios.

Mesmo porque as Leis que regulam o atendimento em âmbito nacional, estadual e municipal estão cada vez mais rígidas e vêm aos poucos entrando em vigor para todos os setores de atendimento ao público, sem exceção.

Por isso, controlar o tempo de espera em seu laboratório pode ser uma forma excelente de melhorar não só atendimento, mas também otimizar as operações e assegurar que as Leis sejam devidamente cumpridas, reduzindo ao máximo o número de reclamações feitas pelos pacientes.

Veja as vantagens em controlar o tempo de espera em filas no laboratório:

Pacientes

É muito importante adotar um sistema de gerenciamento de filas em um laboratório porque os pacientes costumam associar o tempo de espera e de permanência total no local com a qualidade do serviço prestado pela unidade.

Além de proporcionar um atendimento rápido e de qualidade, a implementação de controle facilita que os pacientes visualizem quantas pessoas estão na sua frente (através do painel eletrônico), se eles serão atendidos dentro do tempo determinado e se o atendimento preferencial é rigorosamente seguido pela instituição.

Tudo isso faz com que a ansiedade do paciente diminua, bem como seu desconforto ocasionado por horas de jejum (o que é necessário para realizar diversos exames laboratoriais).

E qual o resultado? Elevação do nível de satisfação, fidelização e a procura cada vez maior pelos serviços!

Laboratório

Com um bom sistema de gestão de filas, os funcionários de um laboratório conseguem ser muito mais produtivos, na medida em que a condução do seu trabalho diário começa a ocorrer de forma mais fluida e organizada.

Isso acontece porque, ao controlar o tempo de espera, é possível criar uma série de regras para ordenar o atendimento desde a recepção até a coleta propriamente dita.

Isso tudo tendo como base critérios relacionados à ordem de chegada dos pacientes, tipos de fila, idade, serviços prestados, entre outros.

Com isso, o monitoramento do atendimento ocorre de forma efetiva, pois consolida informações importantes, como por exemplo: quantidade de senhas retiradas e canceladas, horário de retirada das senhas e tempo total de atendimento por paciente.

Se esse tipo de controle não existe, fica praticamente impossível mensurar se há necessidade de diminuir ou aumentar o número de atendentes, tomar decisões quanto à adequação do tempo de atendimento e demais aspectos ligados ao funcionamento do laboratório.

Por isso, adote agora mesmo um sistema eficaz para controlar o tempo de espera em filas no seu laboratório e ofereça aos seus pacientes uma experiência positiva em todas as etapas do atendimento!

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