Dicas vitais para um gestor laboratorial realizar um trabalho impecável

Gostaria de gerir de forma eficaz seu laboratório e ser reconhecido por desenvolver um trabalho impecável?

Saiba que para isso um gestor nessa área precisa estar o tempo todo atento aos processos que ocorrem no dia a dia, desde situações que envolvem falhas no atendimento aos pacientes até os procedimentos realizados na unidade, que estão sujeitos a falhas cotidianamente.

Confira dicas vitais para um gestor realizar bem seu trabalho e se ver livre de problemas mais graves no seu laboratório:

Unificar os processos no laboratório

Unificar as informações referentes a pacientes e procedimentos realizados em um laboratório de análises clínicas contribui e muito para a agilidade dos processos, bem como minimiza eventuais erros que vão desde a inserção de dados até a coleta e análise de materiais coletados.

Essa é, sem dúvida alguma, uma forma eficaz de diminuir o retrabalho dos funcionários e diminuir a incidência de exames feitos por engano (por exemplo), o que permite que o tempo seja melhor aproveitado por todos os envolvidos.

Potencializar a capacidade de atendimento

A ideia aqui é melhorar o atendimento na recepção do laboratório e se dedicar a prestar um atendimento humanizado em todas as etapas, o que significa dizer ter um olhar atento às necessidades que envolvem coleta e entrega de resultados de exames para garantir maior taxa de fidelização e satisfação dos pacientes.

Isso envolve atendimento domiciliar a pacientes que apresentam dificuldade de locomoção, a organização de um espaço de vacinação, acesso online a resultados de exames, entre outras coisas.

Atenção ao controle de qualidade

Não adianta unificar os processos no laboratório, oferecer um atendimento humanizado se a qualidade do serviço não estiver dentro ou for além do esperado, não é mesmo?

Por essa razão, é preciso focar nas acreditações que podem garantir que todos os procedimentos sejam realizados dentro das normas estabelecidas, no sentido de fazer valer a credibilidade do laboratório e oferecer a segurança necessária a todos os pacientes que utilizam ou venham a utilizar os serviços disponibilizados na unidade.

Investimento no treinamento de equipes

Por mais conhecimento que se tenha, principalmente vivenciando uma rotina intensa, os funcionários, sejam eles atendentes, recepcionistas, enfermeiros... Precisam ser treinados continuamente.

Para tanto, é necessário que o gestor laboratorial invista em cursos de atualização e reciclagem para manter a curva de conhecimento de todos sempre em alto nível, garantindo assim excelência no atendimento e comprometimento com o bem estar de todos os pacientes do laboratório.

O que você, responsável e gestor de um laboratório de análises clínicas tem feito para realizar um trabalho impecável na unidade na qual atua? Compartilhe sua experiência!

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