Entenda o que é soroteca

Já mencionamos por aqui as vantagens de investir numa ferramenta de gestão laboratorial. Além de organizar e otimizar a rotina do seu laboratório, isso influencia diretamente no orçamento do seu estabelecimento.

Mencionamos que um bom software de gestão laboratorial possui uma soroteca. Para melhor compreensão, exemplificaremos exatamente o que é uma soroteca e quais as vantagens de se ter uma como apoio para a rotina do laboratório.

O que é soroteca?

Quando um paciente vai realizar a coleta para exames, o material como sangue, urina ou fezes é enviado a um laboratório para fazer a análise e ser emitido o laudo com resultados.

Antigamente, o procedimento normalmente usado era descartar todas as amostras coletadas após o desenvolvimento do resultado. Porém, se o resultado for inconclusivo ou se o médico pedir um novo exame baseado nos resultados do primeiro, o paciente precisa se deslocar novamente até o laboratório e realizar uma nova coleta.

As implicações disso são inúmeras: além do desperdício de tempo do paciente, dos enfermeiros e funcionários do laboratório, é preciso gastar mais material de coleta para as novas amostras.

Para evitar esse desperdício de tempo e recursos, existe a soroteca, que nada mais é do que um acervo de materiais coletados de pacientes que podem ser reutilizados para novas análises.

Mas atenção: o material armazenado numa soroteca tem prazo de validade, que pode variar entre dias e semanas. Após isso, não é possível utilizar o material novamente, sendo obrigatório uma nova coleta.

Apesar do prazo de validade, os benefícios de uma soroteca são vários, pois ela é fundamental para a rapidez na reanálise e novos procedimentos.

Alguns laboratórios realizam a organização e gestão da soroteca de forma manual, ou seja, catalogam e armazenam pessoalmente as amostras, uma por uma. No momento de realizar uma nova análise, um funcionário tem a missão de localizar a amostra exata dentre tantas amostras de outros pacientes. Isso, além de gastar um precioso tempo, tem uma taxa muito maior de chance de erro, como mistura de amostras, por exemplo, levando a um diagnóstico incorreto.

Sistemas de gestão laboratorial modernos realizam a administração da soroteca de forma automatizada, o que garante localização rápida das amostras e muito mais segurança no armazenamento. Softwares como o Easylab localizam a posição da amostra nas prateleiras do laboratório e inclusive informam seu status na prateleira (como posição livre, ocupada, validade vencida ou descartada).

Se o seu laboratório ainda não conta com uma ferramenta de gestão, é a hora de pensar na otimização do tempo e dinheiro!

Clique aqui para conhecer o Easylab, solução em gestão laboratorial e diagnósticos por imagem. 

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário