Gerenciamento de laboratório evita os erros e garante maior eficiência

Gerenciamento de laboratório evita os erros e garante maior eficiência

O laboratório é uma das partes mais importantes da medicina e praticamente todos os pacientes passam por ali para exames de rotina. No laboratório é feito o diagnóstico de muitas doenças e também de vários outros tipos de problemas como falta de algum nutriente, por exemplo. Por conta da importância do laboratório, é importante que não haja problemas como atrasos, confusões, falhas e trocas. Vamos ver aqui qual é a maneira mais simples e eficiente de garantir que nenhum erro aconteça durante o procedimento laboratorial?  gerenciamento-de-laboratório-maior-eficiencia-e-rapidez

Acabe com os problemas do gerenciamento manual dos laboratórios

Quando se cuida de um laboratório de forma manual, muitos erros podem acontecer como a troca de nomes entre um paciente e outro. Para se evitar que isso aconteça, a melhor solução é o gerenciamento de laboratório. Geralmente o gerenciamento de laboratório usa o sistema de interfaceamento, um sistema que ajuda a acabar com os riscos que o trabalho manual traz para os procedimentos laboratoriais. O melhor de tudo é que o gerenciamento consegue alcançar diversas áreas da rotina laboratorial como o atendimento da recepção, estoque, faturamento e a etiquetagem dos tubos de amostras. Assim, o gerenciamento de laboratório é capaz de garantir maior agilidade aos processos laboratoriais, aumentar a precisão dos resultados dos exames e, consequentemente, a segurança de seus pacientes.

Benefícios do gerenciamento de laboratório

  • Nada de erros: O gerenciamento de laboratório exclui por completo os riscos de erros que são causados pelas falhas do sistema manual. Dentre estas falhas, destacaremos: os erros de transcrição, erros de digitação, erro no laudo, erros dos resultados, erros ao se fazer a identificação dos pacientes ou amostras;
  • Economia: Quando alguém do laboratório erra, é obrigado a imprimir novamente e, com isso, acaba desperdiçando não só papel como também tinta de impressora. Eliminando estes erros, portanto, você economizará com tinta e folha.
  • Identificação: O cadastro dos exames é muito preciso, pois cada paciente possui seu respectivo código de barras. Graças a isso, os erros como a troca de amostras tornam-se impossíveis de se ocorrer.
  • Eficiência: O gerenciamento de laboratório oferece um controle eficiente e, graças a isso, todos os exames solicitados pelos médicos são realizados. Acabou o risco de algum exame não ser feito por causa de um erro de digitação.
  • Automatização: O cadastro dos exames do laboratório é feito de forma automática, direto para o equipamento do Sistema de Informação Laboratorial.
  • Rapidez: Com a automatização, acontece uma redução de até metade do tempo gasto durante a rotina de análises laboratoriais. Consequentemente, o tempo que o laboratório leva para entregar os resultados também é reduzido pela metade, o que é ajuda muito naqueles casos de urgência e de emergência que é preciso rapidez.
Você viu como o gerenciamento de laboratório é útil não só para a eficiência como também para se agilizar a entrega dos resultados? No entanto, você deve ficar atento, pois apenas uma empresa que seja especializada pode oferecer um sistema de qualidade. Se você já utiliza esse sistema, não deixe de contar as suas experiências. Caso você ainda não utilize, não hesite em falar quais são as suas dúvidas, estamos aqui para ajudar!

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário