Veja dicas simples para melhorar o marketing do seu laboratório sem gastar

A área da saúde está em franco crescimento no Brasil e segundo dados divulgados pelo IBGE, existem mais de 45 milhões de convênios espalhados por todo o país, o que faz com que a procura por laboratórios de análises clínicas seja ainda maior.

Com o aumento da demanda, surge também a preocupação por um bom posicionamento no mercado, algo que pode perfeitamente ser alcançado através da disponibilização de atendimento de excelência e de serviços de qualidade.

Mas se engana quem pensa que o engajamento para se alcançar melhores resultados para por aí. Uma das ferramentas mais utilizadas e mais poderosas, as estratégias de marketing, devem estar fortemente presentes para promover os serviços e atrair novos pacientes para seu laboratório.

Veja agora dicas simples para melhorar o marketing do seu laboratório sem gastar e se tornar cada vez mais competitivo:

Desenvolva um plano anual de marketing

Com um plano anual de marketing é possível identificar a situação atual do seu laboratório, estabelecer um objetivo a ser alcançado e encontrar os melhores meios para isso.

Tal planejamento pode demandar um pouco mais de tempo, mas é fundamental que seja feito de forma detalhada, pois ele precisa ser direcionado ao público certo com um retorno positivo muito mais garantido.

Veja os principais pontos a serem considerados:

  • O estudo do mercado de análises clínicas. Para tanto você pode consultar o SEBRAE;
  • A identificação do que o paciente considera pontos fortes e fracos no seu laboratório. Realize também uma pesquisa para saber as necessidades dos seus clientes potenciais;
  • A análise dos dados coletados para definir os rumos que seu laboratório deve seguir para melhorar seus serviços;
  • A formulação de um plano de ação com o estabelecimento de datas.

Crie uma boa estratégia de atendimento

O bom atendimento é fundamental para qualquer estabelecimento e tem demonstrado ser uma forma eficaz de divulgar serviços de qualidade, atrair e fidelizar clientes.

Atender bem um paciente envolve a dedicação para que ele tenha a melhor experiência possível, com muito conforto e bem estar, antes mesmo que sejam atendidos. Para oferecer um atendimento de excelência é preciso treinar a equipe para que seus membros ajam com cordialidade, gentileza e atenção.

Além disso, fazer o uso de ferramentas online para saber como está o paciente é algo que pode fazer toda a diferença para seu laboratório. WhatsApp, mensagens via sms depois da consulta pode criar um vínculo mais humanizado.

Divulgue nas redes sociais

Pode parecer maçante, mas é sempre bom frisar que o marketing feito através das redes sociais é algo fantástico e que pode trazer um bom retorno para seu negócio.

Através do Facebook, Instagran, Twitter, entre outras, é possível conquistar a credibilidade e construir autoridade ao postar dicas de saúde e assuntos relacionados.

Dessa forma, o conteúdo pode despertar a curiosidade e o interesse de pessoas, em seguir seu laboratório, fazer indicações e compartilhar seus serviços com seus contatos.

Promova publicidade sem ferir o código de ética

Tanto a área da saúde como qualquer outra necessita de divulgação, porém é preciso seguir as regras contidas no código de ética de cada uma delas.

O mais importante aqui é lembrar que laboratórios devem evitar a mercantilização de seus serviços, ou seja, a divulgação comercial de forma exagerada e sensasionalista.

Ao criar suas estratégias de marketing, o ideal é que a publicidade sempre tenha um caráter informativo, com conhecimentos já aceitos e comprovados.

Viu como é possível, através de estratégias simples, melhorar o marketing de seu laboratório sem gastar?

Esse é o segredo do sucesso de muitas empresas!

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário