Por que é importante se dedicar ao controle de qualidade laboratorial?

Um diagnóstico pode mudar a vida de um paciente. Por isso, é muito importante que o controle de qualidade laboratorial esteja em dia e funcionando plenamente, para que não ocorra nenhum erro de diagnóstico e cause situações estressantes para o paciente, seus familiares e a equipe do laboratório ou clínica.

Como evitar erros em análises laboratoriais?

Existem algumas verificações que podem ser feitas rotineiramente para implantar um controle de qualidade laboratorial, conheça a principal e mais completa:

Programa de Acreditação

Um Programa de Acreditação funciona como um certificado oficial de que os procedimentos realizados em laboratório são realizados em segurança e com controle de qualidade laboratorial assegurado.

Isso mostra ao paciente não apenas a responsabilidade do laboratório em fornecer um diagnóstico correto, mas como também garante que as instalações estão livres de riscos como contaminações ou falhas em seus processos internos.

Atualmente, o Brasil não possui nenhuma lei que obrigue clínicas e laboratórios a ter um Programa de Acreditação, porém, isso se tornou uma tendência, com vários laboratórios aderindo ao Programa e criando selos de qualidade para conquistar a confiança dos pacientes.

Como funciona um Programa de Acreditação

Uma empresa ou consultoria de acreditação é contratada para realizar uma inspeção e análise no estabelecimento. Vários parâmetros são conferidos e monitorados minuciosamente para garantir que os equipamentos, instalações e máquinas estejam funcionando corretamente, por exemplo.

Após obter o selo de qualidade conferido pelo Programa de Acreditação, o laboratório recebe visitas periódicas de manutenção para garantir que o padrão está sendo mantido para conseguirem manter o certificado.

Conquistar um selo de acreditação não traz benefícios apenas para a construção de uma imagem positiva e de autoridade do seu laboratório, mas também ajuda muito a implementar soluções e rotinas eficientes para otimizar a gestão do estabelecimento.

Entendeu a importância do controle de qualidade laboratorial? Sua instituição já implementou um controle do tipo?

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário