Tendências na gestão laboratorial para 2018 que você precisa conhecer (e se preparar para elas).

O ano passado não foi muito fácil para o setor de análises clínicas, principalmente pelo fato de não ter havido reajuste na tabela de preços de alguns procedimentos realizados em laboratórios.

No entanto, no ano de 2018, este cenário tende a mudar devido a fortes indícios de melhoria na economia, o que pode representar uma grande chance de repensar e melhorar a gestão laboratorial.

Se você deseja ter um negócio mais lucrativo é preciso que você prepare a estrutura do seu laboratório e fique atento as tendências do setor para se manter competitivo.

Pensando nisso, elencamos para você as mais importantes tendências na gestão laboratorial para 2018. Afinal, você precisa conhecer e se preparar para elas!

Equipe bem estruturada

O que os gestores de laboratórios de análises clínicas mais querem é formar uma equipe empenhada e eficiente na realização de tarefas do dia a dia. Mas será que estes estão oferecendo a seus colaboradores treinamento e repassando as diretrizes para que os melhores resultados sejam alcançados?

Para tanto, é preciso entender que a cada funcionário contratado, o processo de integração deve ocorrer baseado nas premissas de funcionamento do laboratório como um todo, com o objetivo de não comprometer a produtividade e o atendimento aos pacientes.

Aproveite o início de 2018 para revisar seu roteiro de integração de novos colaboradores e foque em uma equipe bem estruturada!

Humanização do atendimento

Hoje em dia não basta mais fazer a ficha do paciente, realizar a coleta e emitir laudos. Eles querem mais, desejam ser tratados de forma singular e se sentir especiais, e não apenas ser reconhecidos como um número que ajuda o faturamento do laboratório crescer.

Esse novo comportamento é reflexo do crescimento e popularização das redes sociais, que estão tomadas de informações sobre os direitos do consumidor e que mostram que é possível exigir o melhor atendimento, serviço e produto.

Além do mais, essas plataformas ajudam os pacientes a terem acesso à reputação das empresas e não seria diferente em relação aos laboratórios. Com isso, os pacientes têm a possibilidade de fazer comparações e decidir pelo laboratório que mais se alinha com seus desejos particulares.

O atendimento de excelência, a preocupação e cordialidade são peças chave nesse quesito!

Presença Omnichannel

Os consumidores clamam cada vez mais por informações imediatas e não interessa pra eles se você ou sua equipe não estão disponíveis por problemas nos processos do laboratório: eles irão sempre buscar quem os atenda imediatamente, nem que seja a concorrência.

Por isso o Omnichannel é uma importante tendência na gestão laboratorial para 2018, o que implica em estar presente em todos os canais de comunicação possíveis ao mesmo tempo, com o máximo de disponibilidade.

Por meio da integração de canais, como Facebook, WhatsApp, chat, telefone... O consumidor é capaz de satisfazer suas necessidades onde e quando desejar, não havendo restrições.

Se o seu laboratório não estiver presente nos canais que seus pacientes procuram, você corre um sério risco de perdê-los.

A palavra de ordem aqui é urgência, por isso você precisa se apressar para acompanhar as tendências na gestão laboratorial para 2018.

Aproveite as melhores oportunidades e trabalhe a favor do seu laboratório de análises clínicas!

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário