Tire o consultório do vermelho: dicas de gestão financeira para clínicas médicas

Para que a gestão financeira para clínicas seja eficiente e isso reflita positivamente nos resultados do negócio é essencial buscar conhecimento sobre a área e aprimorá-lo continuamente.


Assim, é preciso fazer uma análise de cada etapa de trabalho, das despesas mensais com contas, insumos, folhas de pagamento, manutenção, enfim, tudo que envolva gastos em seu consultório.




Sim, para prestar serviços de qualidade com um orçamento compatível a realidade de sua clínica médica, você tem que trabalhar de forma consciente e metódica. Levar inclusive em consideração o uso de tecnologias para otimizar os processos!


Tire o consultório do vermelho: dicas de gestão financeira para clínicas médicas


Estabeleça um planejamento da gestão financeira


É fundamental que você como gestor de um consultório, crie metas financeiras para o seu negócio. Lógico, metas possíveis de serem alcançadas dentro de um determinado período.


Fazer um planejamento financeiro significa primeiramente ter uma visão detalhada sobre os gastos e realizar estimativas de faturamento, lucros e investimentos. É preciso ter um plano de curto, médio e longo prazo!


Se reúna com sua equipe, trace metas individuais e coletivas, estabeleça formas de alcançá-las dentro de um prazo, um espaço de tempo que seja justo para não gerar ansiedade e frustração.


Faça um controle efetivo de gastos


Controlar os gastos é um aspecto fundamental nessa etapa inicial. Por menores que eles sejam, devem ser devidamente registrados para que as contas batam no final do mês e de preferência fiquem no azul.


Dentre eles estão: compra de insumos, materiais de escritório, pagamentos de funcionários, contas de luz, energia, internet, manutenção de equipamentos, aluguel de salas (se houver), limpeza e serviços em geral.


A partir dessas informações fica mais fácil cortar gastos, pensar na viabilidade de novos investimentos, contratações, demissões, melhoria dos serviços e ampliação do negócio.


Crie um fundo de reserva para situações emergenciais


Com um bom planejamento de gestão para clínica, o controle efetivo das despesas e a distribuição de recursos para os setores certos, agora é hora de pensar em um fundo de reserva para situações emergenciais e possíveis eventualidades.


Você deve estar preparado para lidar com imprevistos e ter recursos suficientes para arcar com eles, isso é fato! Talvez você precise substituir equipamentos quebrados, pagar a mais pela aquisição de insumos e por aí vai.


Além disso, você precisa separar parte dos lucros para pagar o décimo terceiro salário, férias de seus funcionários, bem como outras despesas relacionadas com a quebra de contratos de trabalho.


Contrate um consultor financeiro


Contratar um profissional ou escritório especializado em gestão financeira para clínicas pode ser uma ótima solução para organizar as contas e fazer melhorias. Assim, os riscos de cometer erros podem diminuir consideravelmente.


Não precisa ser um contrato de longa duração, mas é importante ter esse apoio inicial para obter um diagnóstico preciso das finanças, conseguir conciliar informações e adotar medidas que potencializem os resultados.


Ter essa ajuda de quem entende bem do assunto é crucial para que você possa se dedicar mais tempo ao atendimento de pacientes e a prestação de serviços de qualidade.


Use a tecnologia como aliada na gestão da sua clínica


A tecnologia facilita muito a acessibilidade de informações dentro de uma clínica médica, não tem como negar. Por isso, fazer bom uso de um software de gestão para clínicas é a melhor forma de otimizar as operações e aumentar a produtividade.


Essa ferramenta ajuda ainda na organização de dados, na agilidade de registros, tornando a administração dos setores mais coesa, segura e muito, muito menos complexa. 


Quer saber mais? Entre em contato conosco e fique por dentro das melhores soluções em gestão de clínicas médicas e sistemas de controle financeiro. Afinal, é preciso inovar para se destacar! 


 

Não perca mais tempo, acesse agora mesmo o nosso site:


www.softeasy.com.br


Compartilhe essa página

Deixe seu comentário