A área da saúde está em franco crescimento no Brasil e segundo dados divulgados pelo IBGE, existem mais de 45 milhões de convênios espalhados por todo o país, o que faz com que a procura por laboratórios de análises clínicas seja ainda maior.

Com o aumento da demanda, surge também a preocupação por um bom posicionamento no mercado, algo que pode perfeitamente ser alcançado através da disponibilização de atendimento de excelência e de serviços de qualidade.

Mas se engana quem pensa que o engajamento para se alcançar melhores resultados para por aí. Uma das ferramentas mais utilizadas e mais poderosas, as estratégias de marketing, devem estar fortemente presentes para promover os serviços e atrair novos pacientes para seu laboratório.

Veja agora dicas simples para melhorar o marketing do seu laboratório sem gastar e se tornar cada vez mais competitivo:

Desenvolva um plano anual de marketing

Com um plano anual de marketing é possível identificar a situação atual do seu laboratório, estabelecer um objetivo a ser alcançado e encontrar os melhores meios para isso.

Tal planejamento pode demandar um pouco mais de tempo, mas é fundamental que seja feito de forma detalhada, pois ele precisa ser direcionado ao público certo com um retorno positivo muito mais garantido.

Veja os principais pontos a serem considerados:

  • O estudo do mercado de análises clínicas. Para tanto você pode consultar o SEBRAE;
  • A identificação do que o paciente considera pontos fortes e fracos no seu laboratório. Realize também uma pesquisa para saber as necessidades dos seus clientes potenciais;
  • A análise dos dados coletados para definir os rumos que seu laboratório deve seguir para melhorar seus serviços;
  • A formulação de um plano de ação com o estabelecimento de datas.

Crie uma boa estratégia de atendimento

O bom atendimento é fundamental para qualquer estabelecimento e tem demonstrado ser uma forma eficaz de divulgar serviços de qualidade, atrair e fidelizar clientes.

Atender bem um paciente envolve a dedicação para que ele tenha a melhor experiência possível, com muito conforto e bem estar, antes mesmo que sejam atendidos. Para oferecer um atendimento de excelência é preciso treinar a equipe para que seus membros ajam com cordialidade, gentileza e atenção.

Além disso, fazer o uso de ferramentas online para saber como está o paciente é algo que pode fazer toda a diferença para seu laboratório. Disponibilizar acesso a um aplicativo ou enviar mensagens via SMS informando quando os resultados dos exames estiverem prontos, pode criar um vínculo mais humanizado.

Divulgue nas redes sociais

Pode parecer maçante, mas é sempre bom frisar que o marketing feito através das redes sociais é algo fantástico e que pode trazer um bom retorno para seu negócio.

Através do Facebook, Instagran, Twitter, entre outras, é possível conquistar a credibilidade e construir autoridade ao postar dicas de saúde e assuntos relacionados.

Dessa forma, o conteúdo pode despertar a curiosidade e o interesse de pessoas, em seguir seu laboratório, fazer indicações e compartilhar seus serviços com seus contatos.

Promova publicidade sem ferir o código de ética

Tanto a área da saúde como qualquer outra necessita de divulgação, porém é preciso seguir as regras contidas no código de ética de cada uma delas.

O mais importante aqui é lembrar que laboratórios devem evitar a mercantilização de seus serviços, ou seja, a divulgação comercial de forma exagerada e sensacionalista.

Ao criar suas estratégias de marketing, o ideal é que a publicidade sempre tenha um caráter informativo, com conhecimentos já aceitos e comprovados.

Viu como é possível, através de estratégias simples, melhorar o marketing de seu laboratório sem gastar?

Esse é o segredo do sucesso de muitas empresas!

últimas do Blog

25 de agosto de 2021

Um leque de oportunidades

Gerir um negócio não é uma tarefa fácil, existem muitos contratempos no meio do caminho. Mas quando esses são resolvidos de forma rápida e inteligente, + Ver Mais

18 de agosto de 2021

Como um software de gestão pode ajudar na economia do laboratório

Já falamos em um artigo sobre as maiores vantagens de investir em tecnologias de gestão laboratorial. Hoje, nosso foco é entender como um software de + Ver Mais

13 de agosto de 2021

Você sabia que a Softeasy é certificada pela NBR ISO 29110-4-1 desde 2020 ?

Em 2017 iniciamos o trabalho com a Fundação Vanzolini a fim de buscarmos a certificação NBR ISO/IEC 29110-4-1. Desde o inicio do projeto, foram realizadas + Ver Mais