A área da saúde está em franco crescimento no Brasil e segundo dados divulgados pelo IBGE, existem mais de 45 milhões de convênios espalhados por todo o país, o que faz com que a procura por laboratórios de análises clínicas seja ainda maior.
Com o aumento da demanda, surge também a preocupação por um bom posicionamento no mercado, algo que pode perfeitamente ser alcançado através da disponibilização de atendimento de excelência e de serviços de qualidade.
Mas se engana quem pensa que o engajamento para se alcançar melhores resultados para por aí. Uma das ferramentas mais utilizadas e mais poderosas, as estratégias de marketing, devem estar fortemente presentes para promover os serviços e atrair novos pacientes para seu laboratório.
Veja agora dicas simples para melhorar o marketing do seu laboratório sem gastar e se tornar cada vez mais competitivo:
Com um plano anual de marketing é possível identificar a situação atual do seu laboratório, estabelecer um objetivo a ser alcançado e encontrar os melhores meios para isso.
Tal planejamento pode demandar um pouco mais de tempo, mas é fundamental que seja feito de forma detalhada, pois ele precisa ser direcionado ao público certo com um retorno positivo muito mais garantido.
Veja os principais pontos a serem considerados:
O bom atendimento é fundamental para qualquer estabelecimento e tem demonstrado ser uma forma eficaz de divulgar serviços de qualidade, atrair e fidelizar clientes.
Atender bem um paciente envolve a dedicação para que ele tenha a melhor experiência possível, com muito conforto e bem estar, antes mesmo que sejam atendidos. Para oferecer um atendimento de excelência é preciso treinar a equipe para que seus membros ajam com cordialidade, gentileza e atenção.
Além disso, fazer o uso de ferramentas online para saber como está o paciente é algo que pode fazer toda a diferença para seu laboratório. Disponibilizar acesso a um aplicativo ou enviar mensagens via SMS informando quando os resultados dos exames estiverem prontos, pode criar um vínculo mais humanizado.
Pode parecer maçante, mas é sempre bom frisar que o marketing feito através das redes sociais é algo fantástico e que pode trazer um bom retorno para seu negócio.
Através do Facebook, Instagran, Twitter, entre outras, é possível conquistar a credibilidade e construir autoridade ao postar dicas de saúde e assuntos relacionados.
Dessa forma, o conteúdo pode despertar a curiosidade e o interesse de pessoas, em seguir seu laboratório, fazer indicações e compartilhar seus serviços com seus contatos.
Tanto a área da saúde como qualquer outra necessita de divulgação, porém é preciso seguir as regras contidas no código de ética de cada uma delas.
O mais importante aqui é lembrar que laboratórios devem evitar a mercantilização de seus serviços, ou seja, a divulgação comercial de forma exagerada e sensacionalista.
Ao criar suas estratégias de marketing, o ideal é que a publicidade sempre tenha um caráter informativo, com conhecimentos já aceitos e comprovados.
Viu como é possível, através de estratégias simples, melhorar o marketing de seu laboratório sem gastar?
Esse é o segredo do sucesso de muitas empresas!
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